SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue42Fear and the experience of time, space and contact during confinementFear and boredom in confinement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

MACHADO, Renata Lisbôa et al. A clínica que realmente fazemos, o tempo em que vivemos e a experiência de análise: o caso Ulysses. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.42, pp. 93-116. ISSN 1413-6295.

Este trabalho propõe pensar a clínica contemporânea que se atualiza com os aspectos encenados na transferência e que interroga a clínica que realmente fazemos tomando como objeto de estudo o recorte de acompanhamento a um jovem em situação de análise com base no método psicanalítico. As indagações do trabalho gravitam em torno das possibilidades de criar novos caminhos de escuta. Inspirados no pensamento de Winnicott e com o objetivo de explicitar a relação entre o tempo em que vivemos e de que modo ele se reflete na clínica que realmente praticamos, elegemos deslindar percepções de um caso clínico a fim de interrogar de que modo a esquizoidia, pela riqueza que representa, pode retratar um fenômeno tanto clínico quanto da cultura.

Keywords : Clínica; Experiência de análise; Esquizoidia; Tempo; Ulysses.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License