SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número42O medo e a experiência do tempo, do espaço e do contato durante o confinamentoO medo e o tédio no confinamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

MACHADO, Renata Lisbôa et al. A clínica que realmente fazemos, o tempo em que vivemos e a experiência de análise: o caso Ulysses. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.42, pp. 93-116. ISSN 1413-6295.

Este trabalho propõe pensar a clínica contemporânea que se atualiza com os aspectos encenados na transferência e que interroga a clínica que realmente fazemos tomando como objeto de estudo o recorte de acompanhamento a um jovem em situação de análise com base no método psicanalítico. As indagações do trabalho gravitam em torno das possibilidades de criar novos caminhos de escuta. Inspirados no pensamento de Winnicott e com o objetivo de explicitar a relação entre o tempo em que vivemos e de que modo ele se reflete na clínica que realmente praticamos, elegemos deslindar percepções de um caso clínico a fim de interrogar de que modo a esquizoidia, pela riqueza que representa, pode retratar um fenômeno tanto clínico quanto da cultura.

Palavras-chave : Clínica; Experiência de análise; Esquizoidia; Tempo; Ulysses.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License