SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número42Do desprazer da realidade ao encontro com o trauma: pensando em uma afirmação do desprazerUma revisão sobre o conceito de ego na clínica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

DE MARTINI, André. O rival semelhante: uma resenha crítica sobre O duplo de Otto Rank. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.42, pp. 155-171. ISSN 1413-6295.

Neste trabalho, procuro realizar uma leitura próxima e crítica do livro O duplo, de Otto Rank. Destaco aqui os principais eixos da discussão realizada por Rank - a divisão do Eu, a relação entre narcisismo e morte, e os impasses fálicos e a rivalidade presentes nos motivos literários do duplo, dos espelhos e das sombras. Proponho também a retomada da discussão no contexto da cena edípica, apenas mencionada por Rank. Uma aproximação com o texto Batem numa criança (FREUD, 1920/2010) evidenciará elementos centrais a ambos. Por fim, procuro responder uma pergunta do editor do livro, Harry Tucker Jr., sobre o duplo feminino.

Palavras-chave : Rank; Otto; Psicanálise; O duplo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License