SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número42O rival semelhante: uma resenha crítica sobre O duplo de Otto RankFragmentos de dois casos atendidos por Charcot: antecedentes ligados aos desejos de viajar e sintomas de esclerose múltipla índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

AVELAR, André Soares Pereira. Uma revisão sobre o conceito de ego na clínica contemporânea. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.42, pp. 173-188. ISSN 1413-6295.

O propósito deste trabalho é, a partir da concepção ferencziana do ego, empreender uma reflexão a respeito de alguns aspectos da subjetividade contemporânea. Busco articular determinados aspectos do psiquismo com a questão da virtualidade, de modo a tentar circunscrever a especificidade do funcionamento psíquico na atualidade, onde a economia desejante é problematizada. Irei me valer da expressão "ego-rede" como uma hipótese, cujo objetivo é propor uma costura entre algumas características do ego ferencziano e a temática da virtualidade, tão relevante em nossa cultura hoje.

Palavras-chave : Ego; Virtualidade; Introjeção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License