SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número43A lei do tráfico na horda brasileira: o Nome-do-Pai na criminalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

GRADIN, Adriana Meyer B.. A busca do entorpecimento e os sintomas de tédio e apatia na clínica psicanalítica. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 11-34. ISSN 1413-6295.

Novos discursos na clínica psicanalítica, assim como manifestações não verbais apontam para a questão do entorpecimento e do empobrecimento da vida simbólica de analisandos. No presente artigo, a autora trata do tédio e da apatia e do uso de objetos, tais como seriados, filmes e games de caráter repetitivo, drogas e objetos de adicção que impedem o acesso à transicionalidade. Tais analisandos evitam o contato com a ausência, com o vazio e com a separação que permitiria que se constituíssem como ego unitário. Aborda-se, ainda, a ideia winnicottiana de reação à intrusão em razão da superoferta materna, discorrendo sobre o manejo de tais casos e a escuta própria a esses padecimentos.

Palavras-chave : Entorpecimento; Tédio; Apatia; Intrusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License