SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue43The search for numbness and the symptoms of boredom and apathy in the psychoanalytic clinicMourning and melancholia in Almodovar's colors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

CABRAL, André Fernando Gil Alcon  and  SIEIRO, Aline Accioly. A lei do tráfico na horda brasileira: o Nome-do-Pai na criminalidade. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 35-56. ISSN 1413-6295.

Partindo do estudo da violência que ocorre no distrito de Sapopemba, interrogamos se o significante do Nome-do-Pai se mantém como baluarte à criminalidade. Primeiramente, investigaremos como a desagregação da família incide como causa da entrada no crime. Após constatar que não há uma dicotomia tão bem demarcada entre família e tráfico, mas uma fronteira tênue entre os dois mundos, demonstraremos que o pai é sempre uma figura carente e decrépita. Por fim, concluímos que, no crime, há a inscrição do significante do pai como aquele que permite o pacto entre os irmãos, o que se explicita na irmandade pelo Nome do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Keywords : Nome-do-Pai; Imago paterna; Crime; Tráfico; PCC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License