SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número43A busca do entorpecimento e os sintomas de tédio e apatia na clínica psicanalíticaLuto e melancolia nas cores de Almodóvar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

CABRAL, André Fernando Gil Alcon  e  SIEIRO, Aline Accioly. A lei do tráfico na horda brasileira: o Nome-do-Pai na criminalidade. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 35-56. ISSN 1413-6295.

Partindo do estudo da violência que ocorre no distrito de Sapopemba, interrogamos se o significante do Nome-do-Pai se mantém como baluarte à criminalidade. Primeiramente, investigaremos como a desagregação da família incide como causa da entrada no crime. Após constatar que não há uma dicotomia tão bem demarcada entre família e tráfico, mas uma fronteira tênue entre os dois mundos, demonstraremos que o pai é sempre uma figura carente e decrépita. Por fim, concluímos que, no crime, há a inscrição do significante do pai como aquele que permite o pacto entre os irmãos, o que se explicita na irmandade pelo Nome do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Palavras-chave : Nome-do-Pai; Imago paterna; Crime; Tráfico; PCC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License