SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue43The traffic's law at brazilian horde: the Name-of-the-Father in crimeCare challenges and possibilities when in a live and die boundary: a seam between the COVID-19 pandemic frontline experience and psychoanalytical concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

LAMARAO, Carla Meneghini Freire. Luto e melancolia nas cores de Almodóvar. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 57-74. ISSN 1413-6295.

Este artigo pretende refletir sobre fronteiras e desenlaces do luto e da melancolia, conforme conceituados no artigo Luto e melancolia, de Sigmund Freud, e em outros trabalhos ao longo da trajetória do autor. Nossa discussão tem como ponto de partida o filme Julieta (2016), do diretor espanhol Pedro Almodóvar, que emprega uma variedade de recursos da linguagem cinematográfica, tais como composição, fotografia e transições cênicas, para expressar nuances da perda do objeto e retratar a trajetória de uma personagem melancólica - com suas perdas, culpas e dores. A partir daí, articulamos a noção freudiana de luto e melancolia com ideias de autores como André Green, Roland Barthes e Maria Rita Kehl.

Keywords : Luto; Melancolia; Perda do objeto; Autoestima; Cinema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License