SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número43A lei do tráfico na horda brasileira: o Nome-do-Pai na criminalidadeDesafios e possibilidades do cuidar no limite do viver-morrer: uma costura entre a experiência na linha de frente da pandemia de COVID-19 e conceitos psicanalíticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

LAMARAO, Carla Meneghini Freire. Luto e melancolia nas cores de Almodóvar. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 57-74. ISSN 1413-6295.

Este artigo pretende refletir sobre fronteiras e desenlaces do luto e da melancolia, conforme conceituados no artigo Luto e melancolia, de Sigmund Freud, e em outros trabalhos ao longo da trajetória do autor. Nossa discussão tem como ponto de partida o filme Julieta (2016), do diretor espanhol Pedro Almodóvar, que emprega uma variedade de recursos da linguagem cinematográfica, tais como composição, fotografia e transições cênicas, para expressar nuances da perda do objeto e retratar a trajetória de uma personagem melancólica - com suas perdas, culpas e dores. A partir daí, articulamos a noção freudiana de luto e melancolia com ideias de autores como André Green, Roland Barthes e Maria Rita Kehl.

Palavras-chave : Luto; Melancolia; Perda do objeto; Autoestima; Cinema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License