SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue43Mourning and melancholia in Almodovar's colorsA wider setting in the face of exclusion: Winnicott's contributions to clinical team care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

ANDRADE, Elaine Vasconcelos de. Desafios e possibilidades do cuidar no limite do viver-morrer: uma costura entre a experiência na linha de frente da pandemia de COVID-19 e conceitos psicanalíticos. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 75-90. ISSN 1413-6295.

O objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência de atuação na linha de frente no hospital do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em tempos de pandemia da COVID-19, usando como chave de leitura alguns conceitos da psicanálise. Os recursos da teoria e da técnica psicanalíticas, junto com as orientações para a atuação em saúde mental e atenção psicossocial em situações de emergência, serviram de base para implementação de dispositivos de cuidado que têm como premissa principal ajudar a manter a dignidade e a resgatar a subjetividade nos momentos de proximidade do sujeito com a morte.

Keywords : Pandemia; Hospital; Isolamento; Desamparo; Espaço potencial; Ligações vitais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License