SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número43Desafios e possibilidades do cuidar no limite do viver-morrer: uma costura entre a experiência na linha de frente da pandemia de COVID-19 e conceitos psicanalíticosDesamparo e laços sociais na escola: uma oficina com adolescentes da rede pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

VIEIRA, Gustavo; CASTANHO, Pablo  e  CAMPOS, Elisa M. Parahyba. Uma ampliação do setting face a exclusão: contribuições de Winnicott para o cuidado clínico em equipe. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 91-115. ISSN 1413-6295.

O artigo inicia abordando algumas experiências de Winnicott em situações que conjugavam sofrimento psíquico e questões sociais, destacando sua proposição de consultas terapêuticas em um "setting ampliado" pela colaboração de outros profissionais e serviços. Na sequência, discute-se o caso de Hesta, enfatizando a atuação conjunta de Winnicott com profissionais do território da paciente. A partir destes elementos, abordam-se aspectos do pensamento winnicottiano sobre o cuidado multiprofissional e sobre a psicodinâmica do trabalho em equipe. Por fim, analisa-se um caso acompanhado na Atenção Básica (SUS), apresentando contribuições sobre o cuidado clínico em equipe ante a exclusão social e subjetiva.

Palavras-chave : Winnicott; Exclusão; Consultas terapêuticas; Trabalho em equipe; Atenção Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License