SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número43Uma ampliação do setting face a exclusão: contribuições de Winnicott para o cuidado clínico em equipeA autoridade à revelia do autoritarismo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

COUTINHO, Luciana Gageiro; MACEDO, Maria Manuela Dias Ramos de; LIMA, Fernanda Mara da Silva  e  MARUM, João Francisco Pereira. Desamparo e laços sociais na escola: uma oficina com adolescentes da rede pública. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 117-136. ISSN 1413-6295.

O presente artigo é fruto de uma pesquisa em andamento, realizada na interface de psicanálise, educação e ciências sociais, a respeito do sofrimento psíquico na adolescência e suas expressões nas instituições educativas, interrogando-o naquilo que ele pode dizer sobre o estado do laço social no contemporâneo. Apresenta uma oficina realizada em duas escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, apostando na construção de um dispositivo de escuta analítica no coletivo como instrumento clínico e político. A partir disso, o artigo tece algumas considerações sobre os impasses relativos aos laços sociais nas escolas e como isso se articula com o desamparo expresso em palavras e em atos pelos adolescentes.

Palavras-chave : Adolescência; Educação; Psicanálise; Desamparo; Laço social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License