SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue43Authority in spite of authoritarianism?The risks in the process of mother and daughter differentiation: an analysis of the film The Black Swan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

MAGALHAES, Priscila Melillo de. Vida Precária: o insuportável e o possível na cultura e na clínica psicanalítica. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 161-169. ISSN 1413-6295.

A partir da afirmação de que vivemos em um mundo precário, o artigo procura ressaltar a experiência da precariedade como valor positivo de busca e criação de novos possíveis. Toma de Deleuze as noções de esgotamento do possível ligado à uma "decepção" que conduz à mutação afetiva em que essa decepção se transforma na afirmação do insuportável. É o insuportável que anuncia o esgotamento do possível. Confrontando as experiências do insuportável na cultura, analisadas por Judith Butler, com experiências clínicas de encontro com o insuportável, busca dar consistência à afirmação deleuziana de que o possível de que se trata não é o que pode acontecer; o possível é criado pelo acontecimento, ele chega pelo acontecimento e não o inverso, revelando assim uma dobra ou uma ressonância entre os campos da cultura e da clínica, da macropolítica e da micropolítica.

Keywords : Precariedade; Esgotamento do possível; Acontecimento; Novos possíveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License