SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue43Vicissitudes of the Psychoanalytic Meeting or The fright with the present momentPsychoanalytic study on Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

OLIVEIRA, Marcos de Moura  and  SOUZA, Soraya. Clínica do traumático: o testemunho como uma confluência de línguas. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 233-247. ISSN 1413-6295.

O presente trabalho traz uma formulação do conceito de confluência de línguas a partir da Confusão de Línguas de Sándor Ferenczi, na qual a linguagem da ternura de caráter autoplástico, e a linguagem da paixão, que trabalha através de forma aloplástica, ou seja, da modificação do que é externo para o sujeito, se confundem. Na confusão de línguas, pela metapsicologia ferencziana, o sujeito pode construir em busca de uma reorganização psíquica, pela perlaboração, a confluência de línguas. Diante do exposto, a investigação propõe a oportunização à capacidade aloplástica do testemunho em consonância com a evocação de um estado autoplástico no sujeito, dando origem não mais a uma "confusão de línguas", mas a uma "confluência de línguas".

Keywords : Psicanálise; Sándor Ferenczi; Confusão de Línguas; Trauma; Inscrição Psíquica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License