SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número43Vicissitudes do Encontro Psicanalítico ou O susto com o momento presenteEstudo psicanalítico sobre Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

OLIVEIRA, Marcos de Moura  e  SOUZA, Soraya. Clínica do traumático: o testemunho como uma confluência de línguas. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 233-247. ISSN 1413-6295.

O presente trabalho traz uma formulação do conceito de confluência de línguas a partir da Confusão de Línguas de Sándor Ferenczi, na qual a linguagem da ternura de caráter autoplástico, e a linguagem da paixão, que trabalha através de forma aloplástica, ou seja, da modificação do que é externo para o sujeito, se confundem. Na confusão de línguas, pela metapsicologia ferencziana, o sujeito pode construir em busca de uma reorganização psíquica, pela perlaboração, a confluência de línguas. Diante do exposto, a investigação propõe a oportunização à capacidade aloplástica do testemunho em consonância com a evocação de um estado autoplástico no sujeito, dando origem não mais a uma "confusão de línguas", mas a uma "confluência de línguas".

Palavras-chave : Psicanálise; Sándor Ferenczi; Confusão de Línguas; Trauma; Inscrição Psíquica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License