SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número43Clínica do traumático: o testemunho como uma confluência de línguasPor um cuidado suficientemente bom na primeira infância: algumas reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

ROSA, Miriam Izolina Padoin Dalla  e  ROCHA, Geovane dos Santos da. Estudo psicanalítico sobre Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância. Cad. psicanal. [online]. 2020, vol.42, n.43, pp. 249-264. ISSN 1413-6295.

A grande incidência do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância transforma esse transtorno em uma das psicopatologias típicas do século XXI. A fim de problematizar as especificidades de seu diagnóstico, realizou-se um estudo comparativo entre dois casos de crianças diagnosticadas inicialmente com TDAH. Tal estudo conduz à afirmação de que esta psicopatologia é composta por uma série de sintomas que podem ser considerados manifestações do inconsciente na psicomotricidade. Constatou-se, portanto, que o TDAH é uma resposta subjetiva da criança frente aos entraves em sua constituição psíquica, expressados por meio da agitação psicomotora e pelas dificuldades psicoafetivas nas relações com os outros.

Palavras-chave : TDAH; Estudo comparativo; Psicomotricidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License