SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número44Quem acredita em pulsão de morte?: Cem anos de investigação psicanalíticaReflexões sobre o traumático e possibilidades elaborativas a partir do filme Inocência Roubada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

AZEVEDO, Guilherme Magnoler Guedes de  e  AMARAL, Henrique Uva do. O nascimento da psicanálise: das influências de Charcot e Breuer à autonomia. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.44, pp. 87-109. ISSN 1413-6295.

A criação da psicanálise não ocorreu de forma imediata nem sem dificuldades, tendo sido fruto de diversos avanços teórico-clínicos. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo é analisar, brevemente, a bibliografia referente ao período considerado pré-psicanalítico no pensamento freudiano, a fim de demonstrar como o distanciamento científico de Freud com relação a Charcot e Breuer, tanto quanto suas aproximações, foram essenciais para o seu desenvolvimento. No caso de Charcot, após 1892 Freud intensificou seu interesse pelos mecanismos psíquicos envolvidos na etiologia da neurose; no que se refere a Breuer, ao se afastar das teorias sobre os estados hipnoides, Freud pôde descobrir o inconsciente reprimido, criando, assim, a psicanálise.

Palavras-chave : Nascimento da psicanálise; Freud; Charcot; Breuer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License