SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue44Reflections on traumatic experiences and elaborative possibilities from the movie picture Little TicklesOn reveries, chimeras and paradoxal thoughts: the deadlocks in the analytical setting and the analyst's creative work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

OLIVEIRA, Karla Carolina de Sousa  and  CASTANHO, Pablo. Sobre a potência do grupo para lidar com crises: Fotoexpressão como possibilidade contenedora de transbordamentos violentos em uma enfermaria de saúde mental. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.44, pp. 129-141. ISSN 1413-6295.

O objetivo deste texto é pensar como um dispositivo de grupo com mediações terapêuticas pode exercer função contenedora em contexto de crise psíquica, tanto para os membros do grupo como para o contexto institucional onde o grupo ocorre. Abordaremos concepções psicanalíticas sobre a crise que indicam a importância central da categoria continência como função intersubjetiva. O grupo de Fotoexpressão é então apresentado como possível recurso clínico no contexto de uma enfermaria de saúde mental, destinada ao tratamento de crise psíquica grave, em um hospital geral. A partir da experiência clínica relatada, entendemos que o dispositivo proposto atua como uma prótese de continência não só para os participantes do grupo, mas também para a instituição.

Keywords : Psicanálise de grupo; Intervenção na crise; Mediações terapêuticas; Serviços de saúde mental; Fotolinguagem®; Fotoexpressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License