SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue44About the sexism on the first theories of the etiology of neurosesContributions of the active technique to the psychoanalytic clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

NAUE, Luiza Adelaide Vieira  and  CARVALHO, Isalena Santos. Como você quer ser chamado?: Questões acerca do nome próprio na análise. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.44, pp. 177-190. ISSN 1413-6295.

O nome próprio é uma temática da qual a psicanálise se ocupa, especialmente a partir de Jacques Lacan. Este concebe o nome como uma marca que nos particulariza. Nosso nome nos é dado por outras pessoas, sendo que, pela inserção no mundo de linguagem, há que se considerar como precisamos responder por ele na neurose. Em relação ao trabalho de uma análise, Lacan alerta para prestarmos atenção em como o paciente quer ser chamado pelo analista, sinalizando que essa escolha não é qualquer coisa, pois tem a ver com questões de sujeito. Este artigo pretende chamar atenção para a discussão acerca do nome próprio na análise e para a escolha do sujeito em relação a como responderá por esse nome. Para tal, abordamos inicialmente a definição do nome no contexto brasileiro; em seguida, apontamos questões colocadas pela Psicanálise acerca da nomeação para a discussão que se segue: como o sujeito quer chamado e em que implica sua convocação.

Keywords : Nome; Psicanálise; Sujeito; Freud; Lacan.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License