SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número44Sobre o machismo nas primeiras teorias da etiologia das neurosesContribuições da técnica ativa para a clínica psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

NAUE, Luiza Adelaide Vieira  e  CARVALHO, Isalena Santos. Como você quer ser chamado?: Questões acerca do nome próprio na análise. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.44, pp. 177-190. ISSN 1413-6295.

O nome próprio é uma temática da qual a psicanálise se ocupa, especialmente a partir de Jacques Lacan. Este concebe o nome como uma marca que nos particulariza. Nosso nome nos é dado por outras pessoas, sendo que, pela inserção no mundo de linguagem, há que se considerar como precisamos responder por ele na neurose. Em relação ao trabalho de uma análise, Lacan alerta para prestarmos atenção em como o paciente quer ser chamado pelo analista, sinalizando que essa escolha não é qualquer coisa, pois tem a ver com questões de sujeito. Este artigo pretende chamar atenção para a discussão acerca do nome próprio na análise e para a escolha do sujeito em relação a como responderá por esse nome. Para tal, abordamos inicialmente a definição do nome no contexto brasileiro; em seguida, apontamos questões colocadas pela Psicanálise acerca da nomeação para a discussão que se segue: como o sujeito quer chamado e em que implica sua convocação.

Palavras-chave : Nome; Psicanálise; Sujeito; Freud; Lacan.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License