SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue44How do you want to be called?: Questions about the proper name in the analysisArticulations between Winnicott and Bachelard: home as a symbol of trust author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

OLIVEIRA, Marcos de Moura. Contribuições da técnica ativa para a clínica psicanalítica. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.44, pp. 191-202. ISSN 1413-6295.

O presente trabalho faz o resgate conceitual da técnica ativa, presente na clínica de Sándor Ferenczi na década de vinte, que fora fruto de seus trabalhos com casos-limite demonstrando que sua ideia principal está inserida no contexto tradicional da clínica psicanalítica, bem como recomendações ao seu uso e possibilidades terapêuticas. A técnica ativa, assim descrita por Ferenczi, é uma forma de convocar o paciente à atividade propriamente dita, mediante transferência, fazendo com que este último passe a ter maior dispêndio de libido no processo analítico, e assim se envolva com maior fidelidade no processo, seguindo o princípio do investimento libidinal. A exposição segue demonstrando o papel da técnica ativa como auxiliar da associação livre e como ferramenta possível ao analista em sua práxis.

Keywords : Técnica ativa; Sándor Ferenczi; Regra fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License