SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número45Cem anos de 1921: continuidade, rupturas, transformaçõesA cultura da melancolia de gênero ante o tabu da homossexualidade: o Édipo e suas identificações, 100 anos depois índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

CHNAIDERMAN, Miriam. Maiakóvski brilha, Picasso queima, e teu dia está próximo. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.45, pp. 73-86. ISSN 1413-6295.

A força da poesia e do sonho em seu poder transformador aparece com força na poesia de Maiakóvski. Picasso queimado e sua obra transformada em um token mostram a força do neoliberalismo. O texto de S. Freud, Psicologia das massas e análise do eu, instrumenta essas reflexões ao repensar o lugar do poeta na superação do matriarcado e na instauração da lei. Pensadores contemporâneos tais como Chantal Mouffe, C. Castoriadis, Cl. Leffort, Toni Negri e Thomas Hardt vão apontando caminhos possíveis para os impasses do mundo atual ao recolocar o lugar da política como sendo sempre de confronto. A partir de Nathalie Zaltzman mostramos o paradoxo a que chega Freud nesse texto: como, a partir de sua formulação da pulsão de morte, poderia incluir a destrutividade no fenômeno das massas?

Palabras clave : Sonho; Poesia; Neoliberalismo; Política; Confronto; Massa; Multidão; Humanidade; Democracia; Pai; Matriarcado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License