SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número45Processos depressivos e luto através de uma vertente Kleniana: a experiência da perda de um bebê com malformação genéticaConsiderações psicanalíticas sobre Os elixires do diabo, de E. T. A. Hoffmann índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

SCHOR, Daniel  e  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. O meio maleável como fundamento da simbolização primária: apontamentos para o manejo clínico dos sofrimentos narcísico-identitários. Cad. psicanal. [online]. 2021, vol.43, n.45, pp. 153-169. ISSN 1413-6295.

Buscamos, neste artigo, fundamentar a compreensão do desempenho da função de meio maleável pela clínica psicanalítica como recurso indispensável à simbolização de experiências traumáticas próprias dos sofrimentos narcísico-identitários. Com o cumprimento deste propósito, temos o objetivo de fornecer subsídios para a ampliação do alcance das intervenções demandadas no atendimento a indivíduos acometidos por falhas graves nas formas primárias de comunicação com o ambiente, trabalho em que a utilização de instrumentos de comunicação não verbais se impõe maciçamente, exigindo manejos clínicos muito diferenciados em relação aos manejos da "técnica analítica padrão".

Palavras-chave : Meio maleável; Simbolização primária; Sofrimentos narcísico-identitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License