SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número11Adolescência: do mito coletivo ao mito individualViolência e adolescência: uma experiência com adolescentes internos da FEBEM/SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

NOLTE, Insa. Identidade e violência: a política de juventude em Ijebu-Remo, NigériaIdentity and violence: the politics of youth in Ijebu-Remo, Nigeria. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 47-90. ISSN 1413-666X.

este artigo analisa as atividades políticas da juventude em Ijebu-Remo (“Remo”) desde a década de 50 até o momento atual. O aparecimento dessas atividades, nas décadas de 50 e 60, foi alimentado por discursos de origem pré-colonial, assim como foi intimamente associado ao surgimento da identidade política pós-colonial, e antifederal, de Remo. Desde o declínio político e econômico da Nigéria em meados de 80, fortes sentimentos de exclusão - reforçados ainda mais pela marginalização dos políticos iorubás no cenário da política nacional entre 1993 e 1999 - contribuíram para um fortalecimento do sentimento étno-nacionalista nas atividades políticas da juventude de Remo. Isso se exprime por meio da reinvenção e utilização de práticas culturais tradicionais que se cercam de sigilo, bem como pela definição da identidade local através de um discurso étnico. Tradicionalmente, as atividades políticas da juventude e a política de elite de Remo têm legitimado e apoiado uma a outra, mas a coesão entre esses grupos tem diminuído desde o retorno à democracia em 1999. Rivalidades em torno do acesso a recursos locais e nacionais têm gerado violentos conflitos entre grupos. As estratégias dos jovens para combaterem a exclusão social têm permanecido individualistas, em sua maior parte.

Palavras-chave : Identidade política; Nigéria; Práticas culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License