SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11Identidade e violência: a política de juventude em Ijebu-Remo, NigériaWhat do teenagers have to say about the high rates of mortality in adolescence? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

BALAGUER, Gabriela. Violência e adolescência: uma experiência com adolescentes internos da FEBEM/SP. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 91-109. ISSN 1413-666X.

Trata-se do relato de uma experiência com adolescentes em conflito com a lei que foram encaminhados para cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor - a FEBEM. Com base na leitura de Freud, pretende-se pensar as experiências com a violência, levando em conta a relação, principalmente, entre a violência do Estado (como representante dos grupos dominantes na sociedade) e a produzida pelos próprios adolescentes. Assim, deve-se reconhecer os aspectos específicos daqueles que chegam à FEBEM no que diz respeito não apenas à sua maneira de viver a adolescência, como também à maneira como experimentam desde cedo a violência da privação dos direitos fundamentais. Dessa forma, podemos concluir que a violência dos atos transgressores dos adolescentes é a resposta mais freqüente a esse estado de barbárie gerado por uma sociedade que reparte “o mal-estar na civilização” de modo desigual. Apesar de os relatos dos adolescentes apresentarem formas diferentes de se relacionarem com a experiência da violência, não podemos deixar de nos preocupar em evitar novas condições de barbárie e, simultaneamente, cuidar daqueles que passaram por elas.

Keywords : Adolescência; Violência; FEBEM.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License