SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número11Violência e adolescência: uma experiência com adolescentes internos da FEBEM/SPAcompanhamento psicológico individual na FEBEM/SP: um convite a cuidar de si índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

RODRIGUEZ, Cláudia Fernanda  e  KOVACS, Maria Julia. O que os jovens têm a dizer sobre as altas taxas de mortalidade na adolescência?. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 111-136. ISSN 1413-666X.

Este trabalho buscou compreender como os adolescentes percebem e relacionam-se com o tema da morte e também verificar como explicam as altas taxas de mortalidade na sua faixa etária. Essa reflexão é relevante e fundamental, uma vez que as estatísticas mostram dados alarmantes sobre o aumento da mortalidade entre adolescentes, principalmente as mortes relacionadas com acidentes e as violentas. Participaram dessa pesquisa adolescentes do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas da cidade de São Paulo. Foi exibido o vídeo “Falando de morte com o adolescente” (do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo), e foram propostas discussões com eles. De modo geral, os jovens não percebem a morte como possibilidade pessoal, expressando sentimentos de imortalidade e onipotência. Algumas das hipóteses sobre os altos índices de mortalidade na adolescência foram: uso de drogas; violência; banalização da morte; situações sociais desfavoráveis; AIDS; falta de emprego e falta de perspectivas para o futuro; suicídios; dificuldade na comunicação com profissionais, amigos e familiares; dificuldades para expressar seus sentimentos e pedidos de ajuda; acidentes; falta de limites e a postura para desafiar o mundo; más influências e não-imposição de responsabilidade pela sociedade.

Palavras-chave : Adolescência; Taxa de mortalidade; Educação em relação à morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License