SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11What do teenagers have to say about the high rates of mortality in adolescence?Consórcio Social da Juventude de São Paulo: weaving considerations for choices and perspectives of insertion in the youth work world author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

MORATO, Henriette Tognetti Penha et al. Acompanhamento psicológico individual na FEBEM/SP: um convite a cuidar de si. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 137-160. ISSN 1413-666X.

Elaborado com base na experiência em projetos de Extensão Universitária do Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica e Existencial, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (LEFE/IP-USP), este artigo pretende propor questionamentos à modalidade de prática psicológica oferecida como acompanhamento individual a adolescentes autores de ato infracional grave. O referencial teórico que orienta nosso trabalho é a abordagem centrada na pessoa e uma leitura da fenomenologia existencial. Partindo do pressuposto que o psicólogo tem em si o mais importante instrumento de trabalho, narraremos nossa experiência, articulando-a com reflexões teóricas, a fim de comunicar e discutir nossa compreensão a respeito desse fazer - não um fazer tecnicista, mas crítico e baseado na escuta, bem como na atenção do psicólogo a um sujeito situado em um determinado contexto.

Keywords : Acompanhamento psicológico individual; FEBEM; Institucionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License