SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11Individual psychological accompaniment in the FEBEM/SP: an invitation to take care of yourselfCitizen participation and youthful exclusion: critic practice and political alternatives for build a radical democracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

BRITO, Antonio José Rollas de. Consórcio Social da Juventude de São Paulo: tecendo considerações sobre as escolhas e as perspectivas de inserção no mundo do trabalho das juventudes. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 161-187. ISSN 1413-666X.

Este artigo tem por objetivo apresentar a primeira experiência de implantação do Consórcio Social da Juventude, do Programa Primeiro Emprego, na cidade de São Paulo. O eixo norteador da apresentação é o projeto metodológico do programa, com foco de análise no processo de escolha dos cursos de capacitação pelas juventudes, bem como a relação desta com a perspectiva de inserção no mercado do trabalho. Os resultados obtidos com base em pesquisas quantitativas indicaram que o maior desafio desse programa para a inserção dos jovens não está nas juventudes, mas na ausência de espaços de escuta das políticas públicas, na falta de políticas públicas estruturais, em consonância com as emergenciais, e na própria dinâmica de autoregulação do mercado de trabalho.

Keywords : Juventudes e trabalho; Políticas públicas; Concepção metodológica; Sofrimento ético-político; Trajetórias e escolhas profissionais; Qualificação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License