SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11Citizen participation and youthful exclusion: critic practice and political alternatives for build a radical democracyTelling and listening to stories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

CAMPOS, Alessandra; LEAO, Izabel; DEPPE, Lara  and  NAZARIO, Nina. Construindo a educomunicação: relatos de experiências do Projeto Educom.rádio. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 217-237. ISSN 1413-666X.

O Projeto Educom.rádio - a educomunicação pelas ondas do rádio, teve como objetivo promover o resgate da cidadania pela educomunicação. Os relatos apresentados destacam situações vividas nas escolas municipais de São Paulo, em que, por meio da linguagem radiofônica, professores e estudantes produziram programas de rádio, experimentando o trabalho em grupo, o exercício da cidadania e a quebra de hierarquias na comunidade escolar. O referencial teórico do projeto é a educomunicação, uma proposta que vai além da educação para o uso dos meios de comunicação, objetivando uma análise crítica da mídia e, sobretudo, a criação de ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e participativos. Concluiu-se que o uso da linguagem radiofônica proporciona o resgate da oralidade dos alunos e da sua auto-estima, despertando maior interesse dos envolvidos em participar das decisões da comunidade escolar e em trabalhar em conjunto com professores e coordenação. Ao fim do projeto, formaram-se educomunicadores, pessoas comprometidas com o fortalecimento dos ecossistemas comunicativos, sensibilizadas para uma gestão democrática na escola, e com respeito às diferenças.

Keywords : Educomunicação; articipação; Resgate da oralidade e auto-estima; Ecossistemas comunicativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License