SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue11Telling and listening to storiesYouth culture at FEBEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

PEREZ, Carolina dos Santos Bezerra. Juventude, música e ancestralidade na comunidade jongueira do Tamandaré - Guaratinguetá/SP. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 247-276. ISSN 1413-666X.

O presente artigo apresenta algumas reflexões que se embasam na convivência e na reciprocidade estabelecida durante os dois anos de pesquisa realizada na comunidade jongueira do Tamandaré em Guaratinguetá - São Paulo, para a realização da minha dissertação de mestrado defendida em julho de 2005 na Faculdade de Educação da USP. Destarte, por meio de acompanhamento processual, de pesquisa antropológica e de cunho etnográfico, observei a participação dos jovens existentes no grupo de jongo da comunidade, bem como os diferentes modos e estilos de transmissão dos saberes desta, compreendendo como se realiza a iniciação das gerações mais novas pelas gerações mais velhas ao universo daquela cultura. Os procedimentos metodológicos em campo partiram da observação, do registro fotográfico, das entrevistas semi-estruturadas em profundidade e da captação do som no contexto das apresentações. Assim sendo, pretendo compartilhar, por meio dessa escrita, os conhecimentos apreendidos ao poder pesquisar a relação de transmissão e aprendizagem do jongo, em uma comunidade que há diversas gerações, cultivam uma ancestralidade e uma concepção educacional extra-escolar que comunga do aprender-com-o-outro, fazendo, criando e recriando, herdeiros de uma tradição que inicia os seus jovens pela força da palavra, da oralidade e da memória, levando-os a sentir, na própria pele e na própria carne, por meio de todos os seus sentidos, a forte carga existencial que espelha e forja as suas próprias essências (MERLEAU-PONTY, 1994), tornando-se influências fundamentais na trajetória desses jovens, na constituição dos seus processos identitários.

Keywords : Juventude; Música; Dança; Cultura popular; Identidades juvenis; Arte-educação; Antropologia do imaginário; Educação e cultura; Jongo, Ancestralidade; Afro-descendentes; Afro-brasileiro; Cultura bantu.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License