SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número11Juventude, música e ancestralidade na comunidade jongueira do Tamandaré - Guaratinguetá/SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

VIANNA, Rosane de L. S.. Culturas juvenis na FEBEM. Imaginario [online]. 2005, vol.11, n.11, pp. 277-316. ISSN 1413-666X.

Jovens privados de liberdade da Fundação do Bem-Estar do Menor de São Paulo - FEBEM por meio da arte - rap, break, grafite - falam de seu universo: a vida na periferia, o contexto em que buscam identificar-se com uma cultura juvenil constituída de estilos, estéticas, consumo. Por intermédio das letras de rap, revelam os impasses da vida, a privação de liberdade em que o poder da cultura institucional penetra em seus corpos, gestos, afetos, movimentos; deixam entrever seus sonhos, fantasias, expectativas para a vida em liberdade. Pela linguagem própria, manifestam seus modos de vida e sua realidade, resistem à segregação e incluem-se numa forma de comunicação para além dos muros da FEBEM, bem como atingem outros jovens.

Palavras-chave : Identidade; Cultura jovem; Imaginário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License