SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue12Project of life of adolescents of public schools: a psicossocial study on its representationsPicture of handicapped people at the youth’s writing: the imaginary makes an unclear face author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

LEHMAN, Yvette Piha; UVALDO, Maria da Conceição Coropos  and  SILVA, Fabiano Fonseca da. O jovem e o mundo do trabalho: consultas terapêuticas e orientação profissional. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 81-96. ISSN 1413-666X.

As mudanças no mundo do trabalho e suas conseqüências sobre a educação levaram à ampliação do público atendido pelo Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP, criando a necessidade de busca de novas modalidades e estratégias de atendimento. Este artigo descreve uma experiência desenvolvida no “cursinho da Psico”, voltado para a população de baixa renda. Considerando que a Orientação Profissional pode constituir-se como “holding”, ou um espaço de acolhimento não apenas para a crise psico-evolotutiva própria da juventude, mas também para lidar com o atual momento de fragmentação e imprevisibilidade do mercado de trabalho, utilizamo-nos do modelo das “consultas terapêuticas” desenvolvida por Winnicott, adaptado para um modelo de atendimento grupal, em vez de palestras informativas. A avaliação dos participantes aponta a adequação do modelo por oferecer um lugar para compartilhar as ansiedades, importante para o aluno que convive em um ambiente competitivo como o cursinho, resgatando, também, o espaço do grupo como possibilidade de criação de projetos pessoais e coletivos.

Keywords : Orientação profissional; Consultas terapêuticas; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese