SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12O jovem e o mundo do trabalho: consultas terapêuticas e orientação profissionalUm minuto de grito, um lugar de paz: mulheres jovens e o direito à palavra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

ALAMINOS, Cláudia  e  RIOLFI, Claudia Rosa. Retrato de deficiente na escrita do jovem: o imaginário que desfoca sua face. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 97-116. ISSN 1413-666X.

Tomando como objeto a imagem que o jovem escolar faz do deficiente de mesma idade, o presente trabalho visou discutir a pertinência da hipótese segundo a qual uma correlação entre a convivência prévia com deficientes e a abertura para sua acolhida na escola pode ser traçada. Os dados colhidos por meio de questionários escritos foram analisados com base no referencial teórico da psicanálise. Concluiu-se que os jovens que convivem de maneira próxima com deficientes conseguem apreendê-los em sua subjetividade, sem precisar enxergá-los pelas lentes de um imaginário monstruoso, pelo qual o deficiente é visto como o “não-eu” e reduzido à condição de receptáculo da parte do “eu” que, nos oferecendo o triste espetáculo de nossos próprios limites, precisa ser denegada.

Palavras-chave : Jovens; Imaginário; Deficientes; Escrita; Psicanálise; Inclusão escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português