SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Retrato de deficiente na escrita do jovem: o imaginário que desfoca sua faceJovens pobres na favela: múltipla escolha para quê, se no fim nada dá em nada? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

NEVES, Samantha Freitas Stockler das. Um minuto de grito, um lugar de paz: mulheres jovens e o direito à palavra. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 117-147. ISSN 1413-666X.

Pesquisando a participação de mulheres em grupos juvenis entre 1999 e 2001, pude perceber que os movimentos hip-hop e anarcopunk, apesar de se constituírem como espaços predominantemente masculinos, eram ainda espaços de relações menos hierarquizadas, onde havia uma aceitação dessas jovens mulheres, ainda que precária. ‘Aberta a brecha’, elas apropriavam-se dessa aceitação e transformavam-na em um discurso da valorização do “ser mulher”, denunciando as discriminações e relações desiguais que sofriam no próprio movimento, buscando construir novas relações - a partir de coletivos de mulheres ou em coletivos mistos, abrindo espaços para a atuação de outras mulheres, rompendo com os modelos tradicionais de socialização que sofreram, construindo também movimentos diferentes, em que os homens jovens estavam tendo que aprender que o poder poderia ser distribuído mais igualitariamente. A importância de sua ‘juventude’ estava mais em sua participação nos estilos hip-hop e anarcopunk - estilos que são juvenis -, participação que produziu os significados de gênero e raciais que elas vinham construindo, fundamentais na constituição de suas identidades.

Palavras-chave : Juventude; Mulheres jovens; Estilos juvenis; Hip-hop; Anarcopunk; Relações de gênero; Relações raciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português