SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue12One minute of screaming, a peaceful place: young women and their right to talkAlice in “through the looking glass”: The MUD - game and virtual reality based on text author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

FERREIRA, Maria Inês Caetano. Jovens pobres na favela: múltipla escolha para quê, se no fim nada dá em nada?. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 149-170. ISSN 1413-666X.

O objetivo deste artigo é discutir os impactos das recentes transformações sociais na vida de jovens pobres, pelos resultados de pesquisa com famílias de jovens residentes em uma favela na cidade de São Paulo. Para tanto, é apresentado o estudo do caso da família de Jéssica, cuja gravidez precoce relaciona-se a um contexto marcado por sentimentos de angústia e vazio. A favela pesquisada localiza-se em região nobre da cidade, permitindo captar como o acesso a informações de valores da sociedade moderna e de formas de consumo de luxo em um contexto de vulnerabilidade social incide sobre as personalidades desses jovens. Nas entrevistas, em profundidade, foram recolhidas trajetórias nos mercados de trabalho, consumo, lazer etc. O estudo da trajetória da família da jovem Jéssica possibilita analisar fenômenos importantes da sociedade atual, como a revisão das representações temporais, em razão da infinita oferta de escolhas, o apelo às satisfações imediatas, o desenvolvimento de um modelo cultural que valoriza a juventude, que contribui para o adiamento do amadurecimento. Todos esses fenômenos confluem para um contexto social que impõe dificuldades para os jovens alcançarem a independência, situação que, no caso da favela, pode intensificar a condição de vulnerabilidade das famílias.

Keywords : Juventude; Modernidade; Pobreza; Favela.

        · abstract in English     · text in Portuguese