SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue12Poor younger in favela: why do we have multiple choice if there are no results in the end?Cooperjovens: a youthful experience of solidary cooperativism in the sisal region in Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

FORTIM, Ivelise. Alice no país do espelho: o MUD - o jogo e a realidade virtual baseados em texto. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 171-194. ISSN 1413-666X.

Este artigo versa sobre como os jovens estão imbricados no mundo das tecnologias e, principalmente, nos jogos eletrônicos. Assim, há uma conceituação sobre a juventude atual e seus comportamentos, para depois versar sobre os jogos eletrônicos, em especial um jogo chamado MUD. O jogo é uma aventura de estilo medieval, no qual o usuário confronta-se com monstros virtuais a procura de tesouros. O programa funciona mediante descrições textuais e permite uma comunicação entre os diversos jogadores conectados a ele. O MUD apresenta características de jogo, realidade virtual e comunidade virtual. Quanto ao jogo, examinou-se que tipo ele é e porque atrai os jogadores. Quanto à realidade virtual, verificou-se que os jogadores se utilizam dele de duas formas: uma, como espaço psicológico e, outra, para a vivência de uma Aventura. A seguir, discute-se porque se considera o MUD como uma comunidade virtual. Ao final, faz-se um paralelo entre o MUD e o conto “Alice no país do Espelho”, considerando o jogador de MUD como Alice, que se aventura por um mundo mágico e depois retorna. Os “mudeiros”, como Alice, entram no mundo virtual, aventuram-se e acordam novamente para a vida cotidiana, com a diferença que, desse sonho, trazem amigos para a sua realidade.

Keywords : MUD; Realidade virtual; Jogos eletrônicos; Juventude; Comunidades virtuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese