SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Alice no país do espelho: o MUD - o jogo e a realidade virtual baseados em textoJuventude: apostando no presente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

ESPIRITO SANTO, Jailton do; SILVA, Joseane Souza; VELLOSO, Tatiana Ribeiro  e  SOBRINHO, Emanoel José Mendonça. Cooperjovens: uma experiência juvenil de cooperativismo solidário na região sisaleira da Bahia. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 195-204. ISSN 1413-666X.

Este artigo relata a experiência da Cooperjovens - Cooperativa de Produção dos Jovens da Região do Sisal, uma organização da juventude na região sisaleira da Bahia. A cooperativa foi constituída em 2000, buscando a inserção da juventude no debate do desenvolvimento sustentável e solidário do território sisaleiro, a fim de construir alternativas de geração de trabalho e renda. Nessa perspectiva, foram consolidados dois núcleos de produção de artefatos de papel reciclados e está em implantação um núcleo de produção de componentes de edificações em argamassa reforçada com fibras de sisal, sendo constante a preocupação com a conservação e a preservação do meio ambiente. Ações nas áreas de formação política, técnica e pedagógica foram desenvolvidas pela cooperativa com diversos parceiros, e teve também como resultado a inserção de uma parte do grupo no mercado formal e nos “campus” da Universidade do Estado da Bahia - UNEB na região. A estruturação dessa experiência vem sendo construída não apenas internamente, mas com a prática de intercooperação dos empreendimentos solidários por meio da criação da Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia e da formação do complexo cooperativo do Artesanato do Sertão. Essa experiência vem apresentando elementos referenciais e perspectivas para a construção de políticas voltadas para a participação e inserção produtiva de jovens no contexto da economia solidária do semi-árido baiano.

Palavras-chave : Juventude; Cooperativismo; Economia solidária; Região sisaleira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português