SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Juventude: apostando no presenteO movimento hip-hop: a anticordialidade da “república dos manos” e a estética da violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

SCANDIUCCI, Guilherme. Cultura hip hop: um lugar psíquico para a juventude negro-descendente das periferias de São Paulo. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 225-249. ISSN 1413-666X.

O presente artigo baseia-se em dissertação de mestrado defendida pelo autor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no ano de 2005. Tem como ponto de partida a psicologia analítica de C.G. Jung aplicada a um contexto local: o Brasil e, mais especificamente, a cidade de São Paulo. Aliado aos pós-junguianos, o trabalho procura referências externas ao campo da psicologia - como a sociologia, a antropologia e a história - para percorrer o fenômeno chamado movimento ou cultura hip hop. Este atinge parte considerável da população jovem de São Paulo, sobretudo a que mais sofre com o processo de exclusão social, isto é: a negro-descendente das periferias. Os materiais coletados foram entrevistas, depoimentos, observações próprias, além de letras da vertente musical rap. A análise realizada concluiu que o hip hop tem grande força de expressão simbólica na construção de uma persona criativa dessa população, conferindo-lhe possibilidade de assumir uma identidade mais próxima de sua realidade. Tal movimento é capaz de exercer influência sobre a autonomia dos complexos da sociedade paulistana, principalmente no que diz respeito à questão do racismo e do lugar ocupado pelos negro-descendentes habitantes das periferias.

Palavras-chave : Psicologia analítica; C.G. Jung; Alma brasileira; Hip hop; Negro-descendente; Cultura afro-brasileira; Relações étnicas e raciais; São Paulo; Periferia; Complexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português