SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número12Gestão de identidades de marca: apontamentos sobre propaganda, cultura jovem e imaginárioLineamientos para una aproximación al imaginario social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

BAUMGARTEL, Stephan. Experiência poética na alquimia do fetiche: deslocando sensualidade e transcendência no poema Beleza de Charles Simic. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.12, pp. 327-344. ISSN 1413-666X.

Por meio de uma análise da retórica do erotismo no poema Beleza de Charles Simic, o presente trabalho discute, no âmbito contemporâneo, a relação entre experiência poética e erotismo como fetichista. Desenvolve uma leitura do fetichismo, além dos limites da psicanálise clinica, como fenômeno que subverte a separação clara entre o mundo transcendental e o mundo cotidiano, bem como e instala um desejo errante que vagueia entre esses dois aspectos da experiência humana. Mostra como o uso que Simic faz em Beleza de uma retórica fetichista situa o poema criticamente, tanto em relação às estratégias de ruptura modernas nos moldes do erotismo de Bataille quanto às cegas e grossas promessas sensuais do mundo mercantil pós-moderno do capitalismo tardio, embora compartilhe com ambos uma celebração do impulso erótico.

Palavras-chave : Poesia americana contemporânea; Fetiche; Erotismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português