SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número13Os deslocamentos entre o imaginário do trabalho e do lazer na poesia de Chico Buarque de Hollanda. O lado contrário da vida, o lado contrário da dorRepresentação do imaginário no conto oral: uma leitura dos contos coletados no Vale do Juruá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

AGAZZI, Giselle Larizzatti. O romance em Angola: ficção e história em Pepetela. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.13, pp. 191-208. ISSN 1413-666X.

A formação do romance em Angola dialoga com a formação da própria nação angolana. Ficção e História mantêm, assim, estreita relação, que pode ser conhecida através da obra de Pepetela, um dos escritores mais importantes do país desde os anos que antecederam a independência. O que se pretende neste texto é apontar para como as suas narrativas, lidas em conjunto, descrevem, temática e esteticamente, um movimento que oscila entre as perspectivas revolucionárias e a mais profunda melancolia, experimentada com a falência do projeto de construção de uma sociedade justa e igualitária. A fim de iluminar o imaginário social veiculado pelos romances de Pepetela, tem-se a crítica de cultura materialista como referencial teórico.

Palavras-chave : Angola; Ficção; História; Romance; Pepetela.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License