SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número13Representação do imaginário no conto oral: uma leitura dos contos coletados no Vale do JuruáEl culto de Santiago entre las comunidades indígenas de Hispanoamérica: símbolo de comprensión, reinterpretación y compenetración de una nuevarealidad espiritual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

OTTO, Claricia. O imaginário nos conflitos sociais: sagrado versus profano. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.13, pp. 233-247. ISSN 1413-666X.

Este artigo objetiva demonstrar que para o conhecimento de determinadas realidades, neste específico, os municípios de Rio dos Cedros, Ascurra e Rodeio no Estado de Santa Catarina, é necessário considerar os sujeitos e os significados atribuídos aos discursos da hierarquia católica local. Igualmente, é preciso levar em conta suas representações e simbologias, ou ainda, suas estratégias de combate ao “outro”, tido como adversário. Além disso, busca compreender a construção dos pares antitéticos “nós” versus “outros”, em torno das representações e dos discursos sobre o atentado a bomba contra os padres, em Rio dos Cedros no ano de 1911. Como método de análise utilizam-se fontes orais - entrevistas gravadas e transcritas -, pesquisa em jornais da época e o referencial teórico acerca do imaginário na perspectiva de Lucian Boia, Bronislaw Baczko e Nilda Teves. Por fim, conclui-se, que vinculado àqueles imaginários esteve subjacente um processo de elaboração e de sacralização de saberes, os quais visaram o reconhecimento do poder de autoridade.

Palavras-chave : Imaginário; Atentado a bomba; Hierarquia católica; Santa Catarina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License