SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número13O caminho do doente mental entre a internação e a convivência social loucoExpressões latinas e a constituição do imaginário em “O barril de Amontillado” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

SILVA, Kelly Cristina Brandão da. Pratique à plusieurs: relato de uma experiência na instituição belga Le Courtil. Imaginario [online]. 2006, vol.12, n.13, pp. 419-425. ISSN 1413-666X.

O presente trabalho tem como objetivo discutir uma experiência de estágio realizado na instituição belga Le Courtil, que se ocupa de casos de autismo e psicose em crianças e adolescentes. A Psicanálise lacaniana orienta a montagem institucional através da “pratique à plusieurs”, expressão nomeada por Jacques-Alain Miller em 1992. As condições para essa prática são estruturadas a partir de quatro eixos: a parceria de cada membro da equipe com a criança ou adolescente, a reunião de equipe, a função do diretor terapêutico e a referência teórico-clínica. Um caso é apresentado para ilustrar essas reflexões.

Palavras-chave : Le Courtil; Autismo; Psicose; Psicanálise lacaniana; “Pratique à plusieurs”.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License