SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue14Freud and Nietzsche: tragicity and poetryFirst impression: Rio de Janeiro seen by those who arrived there by ship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

BURGOS, Nidia. Os textos literários sobre Eva Perón. Apropriações, representações e deslocamentos do imaginário popular. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 67-83. ISSN 1413-666X.

Os textos publicados em torno à figura de Eva Perón, de forma geral, estabeleceram uma tradição que seguiu os delineamentos de uma lógica cultural falocêntrica, que confere causas patológicas à potencialidade feminina. Em geral, uma escrita de homens, que não consegue apreender o fenômeno de amor/ódio que despertava Evita, obrigando- os a representá-la demonizada ou canonizada. Os autores realizaram apropriações e representações do imaginário popular e as aplicaram em seus textos literários. Todas as obras que se referem à Eva Perón, oferecem diversas versões do mito que encarna, que se sustentam, por sua vez, em diversas visões do mundo, marcadas pela ideologia. Intriga-nos também, o especial atrativo que sua figura exerce sobre certos escritores homossexuais, como Copi e Perlongher. Eles fazem convergir em Eva o cruzamento das oposições santa-prostituta. Constroem uma categoria anômala, utilizando e jogando com as valorações maniqueístas que atribuíram a sua imagem. Manipulando valorações que não os satisfazem, mudam os significados que entronavam mitos erigidos, resistindo a seu poder. Concluímos que após diversas abordagens, aparentemente os autores foram liberados, tanto da mitologia justicialista, quanto da celebração escatológica.

Keywords : Eva Perón; Apropriações; Representações; Deslocamentos; Imaginário popular; Mito; Textos literários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License