SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue14Literary texts on Eva Perón. Appropriations, representations and displacements of popular imageryPermanences and changes in french imagery about Brazil (XVI to XVIII centuries) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

ANASTASSAKIS, Zoy. Primeira impressão: o Rio de Janeiro visto por quem a ele chegou de navio. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 85-104. ISSN 1413-666X.

Neste artigo, analiso alguns depoimentos colhidos entre imigrantes que chegaram à cidade do Rio de Janeiro por via marítima, procurando destacar entre seus relatos a impressão guardada em sua memória sobre os momentos iniciais passados nesta cidade. Considero a falta de domínio da língua no momento de chegada como uma oportunidade para acessar o modo como os cinco sentidos do corpo humano reagem a tal situação de novidade e estranhamento. Ou seja, supondo a falta de comunicação verbal, observo como o corpo media e constrói a atribuição de sentidos, e, assim, por conseqüência, se apresenta como um interessante dispositivo analítico de acesso às representações humanas.

Keywords : Rio de Janeiro; Imigração; Memória; Primeira impressão; Os cinco sentidos do corpo humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License