SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número14Os textos literários sobre Eva Perón. Apropriações, representações e deslocamentos do imaginário popularPermanências e mudanças no imaginário francês sobre o Brasil (séculos XVI a XVIII) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

ANASTASSAKIS, Zoy. Primeira impressão: o Rio de Janeiro visto por quem a ele chegou de navio. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 85-104. ISSN 1413-666X.

Neste artigo, analiso alguns depoimentos colhidos entre imigrantes que chegaram à cidade do Rio de Janeiro por via marítima, procurando destacar entre seus relatos a impressão guardada em sua memória sobre os momentos iniciais passados nesta cidade. Considero a falta de domínio da língua no momento de chegada como uma oportunidade para acessar o modo como os cinco sentidos do corpo humano reagem a tal situação de novidade e estranhamento. Ou seja, supondo a falta de comunicação verbal, observo como o corpo media e constrói a atribuição de sentidos, e, assim, por conseqüência, se apresenta como um interessante dispositivo analítico de acesso às representações humanas.

Palavras-chave : Rio de Janeiro; Imigração; Memória; Primeira impressão; Os cinco sentidos do corpo humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License