SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número14Permanências e mudanças no imaginário francês sobre o Brasil (séculos XVI a XVIII)A integração dos imigrantes italianos à política sul-rio-grandense na ex-colônia Silveira Martins índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

MUSSET, Alain. O deslocamento das cidades, uma tradição hispanoamericana?: O caso de Parangaricutiro (México, 1944). Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 139-166. ISSN 1413-666X.

Em 1943, a erupção do vulcão Paricutín conduziu ao abandono de San Juan Parangaricutiro (Michoacán, México) e à fundação de uma nova cidade, que obedecia a normas urbanísticas herdadas da época colonial. O objetivo deste artigo é de re-situar esse estudo de caso no contexto mais geral das dezenas de deslocamentos que caracterizaram a instabilidade do sistema urbano hispano-americano desde o início da conquista até meados do século XX. A comparação entre os arquivos coloniais e os da Presidência de Manuel Ávila Camacho permite mostrar a continuidade dos meca-nismos institucionais e dos processos instalados para garantir o deslocamento de uma cidade e de seus habitantes numa situação de crise.

Palavras-chave : San Juan Parangaricutiro; 1944; Deslocamento; História urbana; Organização do território.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License