SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue14The integration of the Italian immigrants to the politics of Rio Grande do Sul in the former-Colony Silveira MartinsThe contemporary subject’s territory and the “machine of the world” (50 years of Eros and Civilization) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Imaginário

Print version ISSN 1413-666X

Abstract

BONIATTI, Ilva Maria. Regiões culturais no Rio Grande do Sul: estudo comparativo. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 199-207. ISSN 1413-666X.

Pensar a região como um “constructo” teórico, fundado em semelhanças e diferenças com outras áreas culturais, implica supor uma mescla, ou seja, a fusão de matérias puras que buscam a heterogeneidade com vistas à realidade cultural. Segundo Ricardo Kaliman, esta só se deixa conhecer entrelaçada à suposta homogeneidade paradigmática do conceito de “cultura imaginada” (Benedict Anderson) que reforça ainda mais a “cultura vivida” na América Latina. Assim, pretendo examinar as diferenças regionais formadas a partir de diferentes substratos culturais somados às aquisições posteriores, que alteram substancialmente a fisionomia cultural do Rio Grande do Sul. O estado passa a ser mapeado em novas sub-regiões a partir da produção literária local. O trabalho obriga a ampliar o eixo de abrangência comparatista para que a visada interdisciplinar se aproprie de áreas disciplinares limítrofes, como a História e a Sociologia, ultrapassando as fronteiras políticas e lingüísticas e formando espécies de “subconjuntos” no universo literário mundial, representando a emanação e a materialização da dominação política e lingüística, como afirma Pascale Casanova.

Keywords : Região cultural; Literatura comparada; Literatura brasileira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License