SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número14A integração dos imigrantes italianos à política sul-rio-grandense na ex-colônia Silveira MartinsO território do sujeito contemporâneo e a máquina do mundo (50 anos de Eros e Civilização) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

BONIATTI, Ilva Maria. Regiões culturais no Rio Grande do Sul: estudo comparativo. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 199-207. ISSN 1413-666X.

Pensar a região como um “constructo” teórico, fundado em semelhanças e diferenças com outras áreas culturais, implica supor uma mescla, ou seja, a fusão de matérias puras que buscam a heterogeneidade com vistas à realidade cultural. Segundo Ricardo Kaliman, esta só se deixa conhecer entrelaçada à suposta homogeneidade paradigmática do conceito de “cultura imaginada” (Benedict Anderson) que reforça ainda mais a “cultura vivida” na América Latina. Assim, pretendo examinar as diferenças regionais formadas a partir de diferentes substratos culturais somados às aquisições posteriores, que alteram substancialmente a fisionomia cultural do Rio Grande do Sul. O estado passa a ser mapeado em novas sub-regiões a partir da produção literária local. O trabalho obriga a ampliar o eixo de abrangência comparatista para que a visada interdisciplinar se aproprie de áreas disciplinares limítrofes, como a História e a Sociologia, ultrapassando as fronteiras políticas e lingüísticas e formando espécies de “subconjuntos” no universo literário mundial, representando a emanação e a materialização da dominação política e lingüística, como afirma Pascale Casanova.

Palavras-chave : Região cultural; Literatura comparada; Literatura brasileira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License