SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número14Regiões culturais no Rio Grande do Sul: estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

NEDER, Ricardo Toledo. O território do sujeito contemporâneo e a máquina do mundo (50 anos de Eros e Civilização). Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 209-239. ISSN 1413-666X.

Embora seja um tema clássico no Ocidente, a mundi machina ou máquina do mundo é um signo polissêmico cujo desvelamento na atualidade tem afinidades com a teoria crítica em sua análise das novas formas de repressão da cultura de massa. O signo revelou-se promessa de fidelidade do pensamento ao ser e à verdade, mas após o século XX assumiu formas regressivas que não cessam de assolar o sujeito na política, na ciência e na razão. Representação de uma estética coletiva, a máquina do mundo pode ser compreendida por meio de uma psicanálise da cultura regida pela ciência e tecnologia. Tal empreendimento foi realizado por Herbert Marcuse na obra Eros e Civilização - uma interpretação filosófica do pensamento de Freud(1955) O presente ensaio - ao lembrar os 50 anos da publicação dessa obra - busca uma nova leitura do desafio de Marcuse, que fez certa psicanálise da grande recusa à máquina do mundo, a fim de identificar o caráter reprimido dessa recusa diante do poder destrutivo da civilização, utilizando o ensaio para expressar o princípio de contradição.

Palavras-chave : Máquina do mundo; Crise do sujeito moderno; Nascimento do sujeito contemporâneo; Ciência, Tecnologia e humanidades; Estética e ética; Contradições.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License