SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número14Estudantes moçambicanos no Rio de Janeiro, Brasil: sociabilidade e redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Imaginário

versão impressa ISSN 1413-666X

Resumo

SILVA, Vicente de Paulo da. Retrato do fim do século: homem, terra e trabalho em Nova Ponte/MG e a problemática dos deslocamentos. Imaginario [online]. 2007, vol.13, n.14, pp. 297-320. ISSN 1413-666X.

O presente artigo constitui uma contribuição para o entendimento do que era Nova Ponte, com suas peculiaridades, na segunda metade do século XX e, principalmente, como era a cidade no momento em que materializou o projeto de construção da barragem, o qual destruiu toda a cidade velha. A realidade descrita aqui representava os efeitos das transformações em curso no campo brasileiro, e nas áreas de cerrado especificamente, em que esse pequeno município da região do Alto Paranaíba apresentava as condições propícias à implementação do projeto nacional de aproveitamento racional das áreas de cerrado: disponibilidade de área coberta com esse domínio e uma coletividade de moradores de baixa renda prontos a comporem uma nova relação de trabalho imposta por essa forma de ocupação, dita racional, representada pelo bóia-fria. Muitas das experiências descritas foram baseadas em nossa dissertação de mestrado, defendida na Universidade de São Paulo - USP, sob o título Destruição e Reconstrução Simbólica em Tempos de Modernização.

Palavras-chave : Barragem; Cerrado; Trabalho; Bóia-fria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License